sábado, 21 de maio de 2011

Formação para trabalhar com tecnologia: o grande desafio de quem ensina


Sem uma equipe capacitada, o que se vê são 
professores que aproveitam a sala de informática
para deixar os alunos trabalhando sozinhos e escolas
que nem sequer utilizam os laboratórios existentes
Você se considera preparado para utilizar computadores na sala de aula? Para 72% dos entrevistados na pesquisa encomendada pela Fundação Victor Civita, a resposta é “não”. Além disso, apenas 15% afirmaram ter recebido formação para o uso de tecnologias aplicadas à Educação. Com um agravante: na maior parte dos casos, esses cursos são focados nas próprias ferramentas. Ou seja, falta conectar as novas tecnologias aos conteúdos. Regina Scarpa, coordenadora pedagógica de NOVA ESCOLA e da Fundação Victor Civita, destaca: “As capacitações em serviço deveriam focar os conteúdos de cada disciplina e incluir as tecnologias como ferramentas para facilitar o trabalho de sala de aula” . Rosane de Nevada, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), lembra que só ensinar a mexer na máquina não contribui para aperfeiçoar o jeito de ensinar. “Basta de usar o computador apenas para repetir o que foi dado em sala de aula”, diz ela, que coordena um curso de formação continuada em Porto Alegre.

Enquanto os professores ainda não têm essa formação, a participação do especialista em tecnologia educacional (em geral, o responsável pelo laboratório de informática) facilita a vida dos colegas e permite que mais estudantes tenham acesso aos computadores.
72% dos entrevistados acham que o curso de graduação os preparou pouco ou nada para o uso da tecnologia na escola
Exemplo do uso da tecnologia na escola no Rio Grande do Sul:

Escrever com a ajuda do computador
AULA COM SENTIDO Na EMEF Deputado Victor Issler, Luciene ensina produção de texto no computador. Foto: Tamires Kopp

 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) oferece, desde agosto de 2006, um curso de licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância fundamentado no uso de tecnologias e destinado a professores que atuem no primeiro ciclo do Ensino Fundamental e na Educação Infantil. Batizado de Pead, o curso oferece aulas presenciais (em cinco pozlos) e muito material virtual para que todos se familiarizem com os recursos da internet (como wiki e blog) e alguns programas de troca de mensagens (como MSN, Skype e e-mail). As Secretarias Municipais de Educação de Alvorada, Gravataí, Sapiranga, São Leopoldo e Três Cachoeiras cedem espaço e equipamentos para as atividades presenciais – e disponibilizam ônibus para levar os professores aos laboratórios.
Quatrocentos professores cursam o Pead, que pode ser transformado num curso regular, oferecido pela universidade. “Nossos materiais digitais não têm a linearidade dos impressos e, por isso, provocam os alunos a interagir. Assim, mais rapidamente eles passam a aplicar com as crianças o que aprenderam”, explica Rosane de Nevado, coordenadora do curso.

Luciene Sobotyk, professora da EMEF Deputado Victor Issler, em Porto Alegre, é uma das alunas do curso. “Ele me encorajou a incorporar a tecnologia às atividades que desenvolvo em sala de aula”, diz. Um exemplo é o projeto que implantou na classe do 2º ciclo (uma turma de progressão que reúne crianças de 11 a 15 anos com dificuldades de aprendizagem). “Montei as tarefas junto com duas colegas, de outras escolas, para trabalhar os conteúdos de Língua Portuguesa, especialmente a produção de texto. Como a garotada tem animais de estimação, pedimos para eles trocarem informações sobre os mascotes, usando ferramentas tecnológicas”, conta. “Começamos com uma troca de e-mails.

Depois, decidimos registrar todas as etapas do trabalho em fotos e vídeos, que vão para o ar num blog, que acabamos de criar. E ainda estamos estuda ndo formas de incluir o uso do Skype como uma das tarefas”, completa.

7 comentários:

  1. Seu blog está magnífico com essas notícias que nos dão uma investida para a reflexão da nossa condição de informatizado limitado... É um estímulo para tentar reverter a situação, através de um curso mais profundo, certo?
    Parabéns!!!

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  2. Olá Alessandra! Essa matéria aborda bem o que acontece nas escolas...Muitas vezes os professores utilizam a sala de informática não como recurso pedagógico,mas como uma maneira de passar o tempo!

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  3. Achei muito legal sua matéria, pois muitos professores de informática não são qualificados e acham que ensinar a mexer no computador é para qualquer um. Mas pelo contrário, além de entender e conhecer essa tecnologia, o professor tem que saber passar para os alunos. Mariana Mello

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. Esse assunto é muito interessante, poís é visível a falta de capacitação e interação de professores que atuam nessa área.

    Elisangela Vencionek Maganha Lara

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  6. Acho importantíssima a utilização da informática no ambiente escolar. Hoje a informática faz parte do cotidiano de qualquer pessoa. Por isso, a escola deve ingressar definitivamente na era da informática, implementando este recurso tecnológico na sua praticidade diária.

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